Exame PSA é um exame de sangue que mede os níveis de antígeno prostático específico ou antígeno específico da próstata, uma proteína produzida pela próstata que é mais conhecida pela sigla PSA.
O exame
de PSA tem como principais funções verificar a presença de um câncer de próstata e o andamento da doença, mas também é um marcador comum para outras doenças da próstata, como a prostatite e lesões no geral.
PSA, na sigla inglesa: Prostate Specific Antigen (Antígeno Prostático Específico), é uma substância produzida pela célula prostática, eliminado para a luz da glândula e que tem a função de liquefazer o sêmen após a ejaculação. O líquido seminal ejaculado provém da glândula prostática, das vesículas seminais (que
se encontram atrás e para cima da próstata) e menos de 1% por espermatozoides, que vêm dos testículos e epidídimos pelo ductos deferentes.
A maior parte do PSA vem do sêmen, mas uma pequena quantidade pode ser encontrada
no sangue. Na verdade, o que ocorre é um refluxo do PSA para o sangue que deveria ir para a luz da glândula, e isto acontece quando há alguma lesão na parede da célula prostática provocada, por exemplo por trauma, inflamação, infecção,
proliferação benigna da próstata, conhecida por hiperplasia benigna da próstata ou pelo próprio câncer.
Indicações do PSA
O exame PSA é solicitado para diagnóstico das doenças prostáticas, estadiamento do câncer de próstata (ou seja, avaliar a extensão da doença no organismo, tanto no local da próstata, nos tecidos prostáticos e na pelve, assim como se
há metástase), prognóstico (como vai evoluir o paciente com o tratamento), monitorar a resposta do tratamento e detectar a recidiva do câncer da próstata (retorno da doença em algum lugar do organismo após o tratamento).
Em suma, o PSA é solicitado em:
-
Homens com mais de 50 anos que estão em risco médio de câncer de próstata e com esperança de vida de pelo menos mais 10 anos.
- Homens com idade 45 nos com alto risco de desenvolver câncer de próstata: Afro-americanos e
homens que têm um parente de 1º grau (pai, irmão ou filho) diagnosticados com a doença com menos de 65 anos de idade.
- Homens com 40 anos em risco mais elevado, ou seja, aqueles com mais de um parente de 1º grau que tiveram
câncer de próstata antes dos 65 anos.
Preparação para o exame:
São recomendadas algumas considerações para coleta do sangue aos homens que estão sendo investigados quanto a saúde prostática como:
- Jejum de pelo menos quatro horas;
- Não ejacular por 48 horas antes da coleta;
- Não
realizar exercícios que causem impacto no períneo, como andar de bicicleta (principalmente as de selim estreito), equitação;
- Não fazer sexo anal antes do exame.
A marcação de consulta para este exame pode ser realizada através dos telefones 📞(98) 3653-1487 / 3653-6634. Ou se preferir você pode realizar a pré-marcação através do nosso whatsapp clicando no botão abaixo:
A TOPMED sempre muito focada em tecnologia e inovação hoje conta vários exames de imagens e exames específicos de cada especialidade médica.
Siga nossas redes sociais e fique por dentro das nossas últimas novidades.